Adaptação ao Meio Aquático 

Aprender a brincar - Estratégias lúdicas de ensino-aprendizagem 

35€

Formato

Workshop 

Área

Natação

Duração

1 hora

Formador

Carla Santos

A adaptação ao meio aquático (AMA) é uma etapa crucial na aquisição das habilidades aquáticas básicas, mas sobretudo no desenvolvimento de competências e valores incríveis para a formação da criança, num processo de exploração e descoberta constantes.

Sabemos que vivem num mundo imaginário, têm necessidades lúdicas e não compreendem o mundo dos adultos, pelo que as atividades lúdicas devem estar sempre presentes. A metodologia de ensino “aprender a brincar” assume aqui um papel fundamental no processo de aprendizagem da criança.

Porém, quantas vezes não ouvimos o seguinte: “As minhas aulas são muito divertidas! Eu brinco com as crianças e elas gostam”; “Nas minhas aulas faço muitos jogos”; “Nas minhas aulas utilizo muitos materiais”; “Todos os exercícios que eu faço têm uma componente lúdica”.

 

  • Mas afinal o que é o Lúdico?

  • De que forma podes transformar as tuas aulas numa verdadeira experiência lúdica?

  • Que estratégias lúdicas podes utilizar no sentido de predispor a criança a uma condição positiva de aprendizagem?

  • Como deves orientar as estratégias lúdicas para os objetivos da tarefa da aula?

 

Para responder a estas e outras questões é necessário conhecer verdadeiramente os fundamentos da Ciência Lúdica. Neste workshop vais ampliar a tua visão acerca desta temática e obter um olhar renovado. Vais aprender a olhar para a natação como um meio e não como um fim para a aprendizagem gradual e significativa da criança.

©2020 AQUA INNOVATION