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Adaptação ao Meio Aquático
Aprender a Brincar

A Adaptação ao Meio Aquático deverá saber responder aos problemas que lhe são colocados, nunca esquecendo algo fundamental: serão sempre crianças!

APRESENTAÇÃO

A fase inicial de Adaptação ao Meio Aquático (AMA) é uma etapa crucial para a aquisição das habilidades aquáticas básicas, pré-requisitos para as habilidades motoras aquáticas específicas, como as técnicas de nado. Porém, esta fase não deverá servir para aplicar uma bateria de exercícios, adquiridos mecanicamente pelas crianças desprovidos de qualquer intencionalidade por parte da mesma.

 

A AMA deverá saber responder aos problemas que lhe são colocados, nunca esquecendo algo fundamental: serão sempre crianças! Vivem num mundo imaginário, têm necessidades lúdicas e não compreendem o mundo dos adultos. Assim, as atividades lúdicas devem estar sempre presentes. O conhecimento científico e o domínio técnico de aspetos fundamentais na área da natação e do desenvolvimento da criança são requisitos básicos para a utilização de uma metodologia de intervenção adequada. Assim, os Profissionais do Desporto devem estar ao nível da exigência que a atividade requer, de forma a garantir a prática de uma metodologia de trabalho bem fundamentada e adaptada às estruturas específicas. É fundamental o desenvolvimento de skills pedagógicos, implementando aulas com uma avaliação rigorosa, respeitando a natureza da criança e potenciando o seu desenvolvimento integral.

Parceiro Oficial

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OBJETIVOS GERAIS

  • Dotar os formandos de meios e estratégias para planear aulas de AMA com originalidade e criatividade, respeitando a natureza da criança e potenciando o seu desenvolvimento integral;

  • Promover o domínio dos conteúdos e a capacidade de aplicá-los às diferentes realidades;

  • Capacitar os formandos para uma atuação regida pelo profissionalismo, rigor e dedicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    No final da formação pretende-se que os formandos sejam capazes de:

  • Planear aulas de AMA de acordo com os objetivos definidos e indo ao encontro das necessidades de cada criança;

  • Desenvolver estratégias de gestão e intervenção eficazes;

  • Diversificar as aulas com recurso a meios e estratégias criativas e diferenciadoras;

  • Reconhecer a importância da metodologia “Aprender a brincar” e planear em conformidade;

  • Reconhecer a importância do perfil do professor.

 

Conteúdos Programáticos

1. O Meio Aquático 

     Definições e conceitos

     Caraterísticas do meio aquático

2. Conceito de saber nadar  - da perspetiva histórica à perspetiva atual

     Noção do conceito de "Competência Motora Aquática" e "Prontidão Aquática"

   

3. Habilidades motoras aquáticas 

     Fases do desenvolvimento motor da criança e adaptação ao meio aquático

     Constrangimentos da aprendizagem motora 

     Abordagem ecológica do processo ensino-aprendizgem

4. A natação como um processo educacional

     A aquisição de valores e competências com repercussões ao longo da vida

5. AMA - Singularidade no processo de ensino 

     Etapas e dificuldades de aprendizagem  

    Comportamentos típicos da criança inadaptada

    Aplicação de diferentes estratégias de intervenção

6. Conteúdos e Progressões didático-metodológicas

       Etapas de construção de uma sequência pedagógica lógica

       Proposta de estrutura de sessão 

       Utilização de equipamentos - quais e porquê? 

7. Metodologia “Aprender a brincar” - NOVIDADES

       Os fundamentos da Ciência Lúdica

       Estruturação de uma aula lúdica

       Proposta de diferentes dinâmicas de trabalho na vertente lúdica da aprendizagem

       Diversidade de estímulos e apelo à criatividade


 

8. Organização das aulas de AMA

      Estratégias de gestão e organização de aula

      Desafios na AMA - aprendizagem por níveis  

      Variáveis intervenientes no processo

      A importância da criação de rotinas

      A gestão na relação com os pais e seu papel no processo de ensino-aprendizagem

 

9. O Processo de Instrução

    Elogio e feedback 

    Estilos de ensino

10. O perfil do Professor

       Qualidades e competências

       Diferentes tipos de perfis do professor - a influência dos traços de personalidade e a empatia

11. Componente Prática

        Sugestão e planeamento de diferentes dinâmicas de trabalho

        Vivências práticas reais e reflexão 

        Discussão e debate de ideias

 

Incluído na Inscrição

  • Certificado Internacional Adaptação Meio Aquático - Aprender a Brincar;

  • Material de apoio;

  • 3 Unidades de Crédito para renovação do TPTEF (Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico);

  • 3 Unidades de Crédito para renovação do TPTD (Título Profissional de Treinador do Desporto) na Componente Geral e Específica.

Destinatários

  • Licenciados em Desporto e Educação Física

  • Estudantes de Desporto e Educação Física

  • Técnicos Especialistas Exercício Físico

  • Instrutores de Fitness

  • Personal Trainers

  • Directores Técnicos

  • Profissionais de Exercício e Saúde

Carga Horária

  • 16 horas (1 Fim de Semana - Sábado e Domingo)

- 15% Subscritores Programas AQUA INNOVATION

- 10% Ex Formandos

(Descontos não são acumuláveis)

Investimento

180€ - Preço do Curso

10% Desconto Subscritores Programas Aquáticos AQUA INNOVATION

5% Desconto Ex Formandos

(Descontos não são acumuláveis)

25€ - Pré-Inscrição

No acto da pré-inscrição somente é necessário o pagamento da taxa 25EUR no prazo máximo de 24h.