Adaptação ao Meio Aquático

Aprender a Brincar

A Adaptação ao Meio Aquático deverá saber responder aos problemas que lhe são colocados, nunca esquecendo algo fundamental: serão sempre crianças!

APRESENTAÇÃO

A fase inicial de Adaptação ao Meio Aquático (AMA) é uma etapa crucial para a aquisição das habilidades aquáticas básicas, pré-requisitos para as habilidades motoras aquáticas específicas, como as técnicas de nado. Porém, esta fase não deverá servir para aplicar uma bateria de exercícios, adquiridos mecanicamente pelas crianças desprovidos de qualquer intencionalidade por parte da mesma.

 

A AMA deverá saber responder aos problemas que lhe são colocados, nunca esquecendo algo fundamental: serão sempre crianças! Vivem num mundo imaginário, têm necessidades lúdicas e não compreendem o mundo dos adultos. Assim, as atividades lúdicas devem estar sempre presentes. O conhecimento científico e o domínio técnico de aspetos fundamentais na área da natação e do desenvolvimento da criança são requisitos básicos para a utilização de uma metodologia de intervenção adequada. Assim, os Profissionais do Desporto devem estar ao nível da exigência que a atividade requer, de forma a garantir a prática de uma metodologia de trabalho bem fundamentada e adaptada às estruturas específicas. É fundamental o desenvolvimento de skills pedagógicos, implementando aulas com uma avaliação rigorosa, respeitando a natureza da criança e potenciando o seu desenvolvimento integral.

Parceiro Oficial

 

OBJETIVOS GERAIS

  • Dotar os formandos de meios e estratégias para planear aulas de AMA com originalidade e criatividade, respeitando a natureza da criança e potenciando o seu desenvolvimento integral;

  • Promover o domínio dos conteúdos e a capacidade de aplicá-los às diferentes realidades;

  • Capacitar os formandos para uma atuação regida pelo profissionalismo, rigor e dedicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    No final da formação pretende-se que os formandos sejam capazes de:

  • Planear aulas de AMA de acordo com os objetivos definidos e indo ao encontro das necessidades de cada criança;

  • Desenvolver estratégias de gestão e intervenção eficazes;

  • Diversificar as aulas com recurso a meios e estratégias criativas e diferenciadoras;

  • Reconhecer a importância da metodologia “Aprender a brincar” e planear em conformidade;

  • Reconhecer a importância do perfil do professor.

 

Conteúdos Programáticos

1. O Universo Aquático 

     Definições e conceitos

     Caraterísticas do meio aquático

     Propriedades  e Leis Físicas da água

2. Motivos que levam as crianças para a natação

     Os 5 principais motivos - da necessidade de sobrevivência ao "aprender a nadar"

     Noção do conceito de "Competência Motora Aquática"

    

3. A natação como um processo educacional

     A aquisição de valores e competências com repercussões ao longo da vida

4. Caraterização da atividade

5. Dificuldades de aprendizagem

     Identificação de dificuldades e aplicação de diferentes estratégias de intervenção

6. Caraterísticas da sessão

   Condições estruturais, físicas e materiais; aspetos técnicos e de segurança; variáveis intervenientes no              processo de ensino-aprendizagem

7. Estratégias de organização e gestão da aula

     Proposta de um conjunto de estratégias

     A importância da criação de rotinas 

8. Estilos de Ensino

     Objetivos e caraterísticas

 

9. O perfil do Professor

       Qualidades e competências

       Diferentes tipos de perfis do professor - a influência dos traços de personalidade

10. Sequência de Conteúdos

        Macro-sequência de ensino - águas rasas vs águas profundas

11. Progressão didático-metodológica

       Etapas de construção de uma sequência pedagógica lógica

12. Metodologia “Aprender a brincar”

       Os fundamentos da Ciência Lúdica

13. A estrutura de uma aula lúdica

       As 3 ações fundamentais

14. O recurso a estratégias lúdicas

       Diversidade de estímulos e apelo à criatividade

15. Componente Prática

        Sugestão e planeamento de diferentes dinâmicas de trabalho

        Discussão e debate de ideias

 

Incluído na Inscrição

  • Certificado Internacional Adaptação Meio Aquático - Aprender a Brincar;

  • Material de apoio;

  • 3 Unidades de Crédito para renovação do TPTEF (Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico);

  • 3 Unidades de Crédito para renovação do TPTD (Título Profissional de Treinador do Desporto) na Componente Geral e Específica.

Destinatários

  • Licenciados em Desporto e Educação Física

  • Estudantes de Desporto e Educação Física

  • Técnicos Especialistas Exercício Físico

  • Instrutores de Fitness

  • Personal Trainers

  • Directores Técnicos

  • Profissionais de Exercício e Saúde

Carga Horária

  • 15 horas (1 Fim de Semana - Sábado e Domingo)

- 15% Subscritores Programas AQUA INNOVATION

- 10% Ex Formandos

(Descontos não são acumuláveis)

Investimento

180€ - Preço do Curso

10% Desconto Subscritores Programas Aquáticos AQUA INNOVATION

5% Desconto Ex Formandos

(Descontos não são acumuláveis)

25€ - Pré-Inscrição

No acto da pré-inscrição somente é necessário o pagamento da taxa 25EUR no prazo máximo de 24h.

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